segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

fim das contas 2013

Eu poderia reclamar sobre 23894093 coisas sobre esse ano terrível, mas notei que ando meio que passando dos limites com essa história de reclamações e resolvi pensar nas coisas boas. As melhores desse ano. Os livros que eu li. E como toda boa pessoa que passou a adolescência (só adolescência?)na companhia de Mia Thermopolis, eu fiz uma lista.

créditos: we<3it


Melhores livros do ano:

5- O Casaco de Marx - Peter Stallybrass
Só tive ideia do quanto eu gostei desse livro quando uma vez eu fui contar a história pra alguém. Eu comecei a lacrimejar?? Tipo, nada a ver! Ainda mais porque não é nem um romance nem nada, é sobre o valor das roupas e como o casaco de Marx o ajudou na época em que ele escrevia O Capital. Mas é escrito de uma forma tão bonita que me deixou de coração partido e olha que eu ando por aí me achando muito insensível.

4- O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding
Mais carinhosamente chamada de Brigita nesses últimos meses, foi um dos primeiros livros que eu comprei com meu próprio rico dinheirinho que eu economizei por sabe-se lá Deus quanto tempo. Na verdade esse  foi o "Bridget Jones no Limite da Razão", mas desde então a Brigita já virou um patrimônio histórico na minha vida que vai além da minha edição de bolso tosquinha de O Diário. Esse é um dos livros que eu gostaria de ter escrito, eu e mais um montão de gente, né? E o que eu amo mais nele é aquele falatório das amigas e de como elas falam umas coisas loucas e são cheias de filosofias que mudam de um dia pro outro. Tipo eu.



3- De Música Ligeira - Aixa de la Cruz
Esse foi um livro desses de feira que tá lá na banca meio jogado, mas parece que tem um ímã que te atrai pra ele. Isso acontece só comigo?! Sei que vira e mexe esse ímãs me atraem e costumo ter uma sorte moderada com eles {assunto para outro post, porém}. Voltando a "De Música Ligeira" eu já fui bombardeada pelo título porque eu gosto muito dessa música, na versão em espanhol, quero dizer. Mas o livro em si acontece bem lento e confuso, com umas histórias que parecem ser paralelas mas se cruzam de amor, música e loucura. Acho que o que mais me pegou nesse livro foi que ele juntou muita coisa que eu gosto em poucas páginas. Tenho muito mais pra falar sobre ele que vou guardar pro próximo post.

2- Summer and the City - Candace Bushnell
Como fã desesperada de Carrie Bradshaw ela tinha que estar em algum lugar de alguma lista. Como fã desesperada de Carrie Bradshaw eu não sei como eu demorei tanto tempo pra ler esse livro. Ela é simplesmente eu??? Ou o que eu queria ser. E nesse livro ela também não é o que ela quer ser, está meio que em vias de, acredito que seja por isso que eu gostei tanto, tanto, tanto desse livro ele e eu estamos no mesmo momento.

1- O Sol Também se Levanta - Ernest Hemingway
Assim que eu terminei de ler a última página desse livro eu tive vontade de voltar pro início e começar tudo de novo. E de novo. E de novo. E de novo e assim eternamente. É uma história que começa em Paris e viaja pra Espanha e foi basicamente minha eurotrip do ano. Que bom que o Hemingway descreve tudo tão bem e de forma tão simples sem aquelas mil voltas que os escritores mais antigos costumavam dar pra explicar as coisas e sempre me deixa perdida no meio do caminho. Foi uma boa viagem.

Espero que em 2014 venham outras muitas e que meu ~top 5~ fique pequeno pra tanto livro bom que eu vou ler. Aceito indicações.
Até mais ver.

Um comentário:

  1. vc postando loucament por aqui e nem me avisa :O
    HOASIHSAOSIHOSAHAS

    PAUSA: pq amei esse gif do boyfriend HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH tão eu/nós socuerrrro!

    to querendo muito ler brigita, ,mas minha pilha ta tão enorme que não posso pensar em novas aquisições tão cedo!

    gostei do olhar positivo para esse novo ano!
    ;)

    ResponderExcluir